Cabeamento Estruturado
A importância do Cabeamento Estruturado
O Cabeamento Estruturado é a base de uma rede de comunicações moderna. A padronização do cabeamento estruturado permite flexibilidade de instalação, independência de protocolos e fornecedores, bem como facilidades para gerir e crescer.
Desta forma, com a padronização caso seja necessário uma alteração de layout em um escritório devido a um remanejamento de pessoal, a reestruturação da rede no sistema de cabeamento estruturado ajuda a evitar perda de tempo ao agilizar todo o processo.
Como informação hoje é extremamente valiosa, o seu compartilhamento é vital para os negócios. Com a evolução da tecnologia a rede deve suportar aplicações de voz, dados, multimídias e vídeos. E a estruturação desta rede permite um trafego mais rápido e menos suscetível a falhas.
Por isso ao implementar uma rede com cabeamento estruturado deve-se levar em conta a sua extensão, o seu trafego e possíveis interferências eletromagnéticas.
A NBR 16264 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula procedimentos recomendados para a instalação de uma rede doméstica, com isso as empresas de tecnologia e profissionais da área passaram a tê-la como referência para instalações profissionais.
A má estruturação do cabeamento pode chegar a representar até 70% dos problemas da área de TI.
Os subsistemas que compõem o cabeamento estruturado são:
Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)
Área de Trabalho (Work Area)
Cabeamento Vertical (Back Bone)
Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet)
Sala de Equipamento (Equipments Room)
Entrada de Facilidades (Entrance Facilities)
Percebeu a importância de sua empresa possuir um cabeamento estruturado? É com certeza um diferencial competitivo.